Saturday, July 4, 2009

Chás de June, 2007

Tarantinos Mind

Tuesday, June 26th, 2007

Link enviado por meu irmão caçula.
Curta com direção e roteiro coletivo da 300 ML e produção da Republika Filmes.
Sensacional.

Update:
Tem a versão completa, com créditos completos (os créditos valem a pena) no Google Vídeo.

Templo pós-moderno

Sunday, June 24th, 2007

Hoje é domingo, eu fui ao supermercado.

O supermercado é um símbolo da vida pós-moderna. Você caminha pelos corredores e vai escolhendo, de acordo com o seu gosto. Todos os supermercados vendem, junto com os produtos, a idéia de que você não poderia ter escolhido um lugar melhor para ir, que eles têm os melhores produtos, os melhores preços, o melhor serviço. Tudo embalado com conservantes, colorantes, aditivos químicos variados. Está tudo ali, embalado, esterilizado, organizado, etiquetado com códigos de barras. Eu leio as embalagens, porque embalagens são mais que pacotes bonitos e coloridos, leio as fórmulas, a quantidade de lindos nomes de catorze sílabas de produtos químicos adicionados. Cada produto é o resultado de uma cadeia de produção que envolve dúzias de empresas em vários locais do mundo. A música de elevador no ar é para que as pessoas comprem mais devagar. Se o supermercado estivesse cheio, a música seria alta e irritante, para que todos fizessem as compras mais rapidamente e saíssem logo. Faço minhas compras, pago com meu dinheiro de plástico e volto para casa. Podendo comprar em supermercado, sou um ser-humano completo, integrado à sociedade.

O supermercado é um símbolo do sonho americano, da era pós industrial, da vida pós-moderna.

E fica aqui Radiohead para vocês.

O aniversariante do dia

Friday, June 22nd, 2007

Feliz aniversário, Billy Wilder!
Ele faria 101 anos hoje.

Billy Wilder grave

Jamais perdeu o senso de humor.

|Some like it Hot - Marilyn Monroe - Jack Lemmon - Tony Curtis

- Billy Wilder no IMDB

Anjo de dezembro

Friday, June 22nd, 2007

Marlene

Nasceu em 27 de dezembro de 1901. Eu não sabia. Sou muito fã dela, desde criancinha.
Ela morreu em 1992, aos 91 anos. Eu chego lá, Marlene.

Scriabin Etude Op 8 No 12

Friday, June 22nd, 2007

Para quem nunca escutou Scriabin e para quem já escutou e adora (como eu).
Apesar de toda a controvérsia sobre ele, eu penso que ele era um gênio.

O pianista é Evgeny Kissin.

Essa é a minha peça favorita de Scriabin. Tem muito mais no Youtube.

Update:

A pedidos, a interpretação magnífica de Horowitz, acompanhada de uma das peças mais conhecidas de Schumann, Traumerei Op.15-7.

E finalmente, Scriabin por ele mesmo através do sistema Welte-Mignon de gravação (pianolas).

Tempos modernos

Tuesday, June 19th, 2007

Meu sobrinho apresentou sua noiva à mãe dele. Ele queria contar que eles estão apaixonados e pretendem se casar. Diante da surpresa de minha irmã, meu sobrinho explicou que minha irmã não precisa se preocupar: antes de casar, tanto ele quanto sua noiva pretendem primeiro terminar a faculdade, conseguir bons empregos, comprar um apartamento, prover com um computador para cada um, conexão de internet banda larga e todos os confortos da vida tecnológica moderna. Minha irmã olhou, surpresa, para a mãe da “noiva” do meu sobrinho, que não conseguia conter o riso. O meu sobrinho e sua “noiva”, têm cinco anos de idade cada um.

Hanne Darboven (1941- )

Sunday, June 17th, 2007








Ship to shore

Hanne Darboven: Do you read me?
Lawrence Weiner: I read you loud and clear
The writing does not fill a void
The writing enters into a world filled with many things
The writing from the first stroke is a fait accompli
The writing is today We write therefore we are

Dear Hanne – Lawrence Weiner, NYC, 2004

Translation: Andrea Scrima


- Hanne Darboven who?
- Sem Título, 1982
- Diary, 1987

Which Sex and the City Player Are You?

Friday, June 15th, 2007

Estou montando um curso de figurino para a minha irmã lecionar. É parte do nosso novo projeto. Daí estava pesquisando o figurino de “Sex and The City”. Se eu tivesse dinheiro, podem ter certeza de que eu me vestiria muito bem. Como não tenho, vou fazendo estilo-pobre mesmo.
Daí respondi um desses testes de internet, ainda tem alguém aí na audiência que acredita em testes de internet? São divertidos.


Which Sex and the City Player Are You? Find out @ She’s Crafty

You’re smart, witty, trustworthy, level-headed and industrious. You value your independance above all else. Success is very important to you. You give the impression that you may be a little jaded, but you still harbour school-girl fantasies of finding someone who’ll make you giggle and blush. You can also be almost irrationally compulsive at times and are excessively cynical. Structure, order and schedual are very important to you. You have no tolerance for the majority of men these days. You find their behaviour completely unfathomable, and feel that if a man’s over thirty and single, there’s something wrong with him. It’s Darwinian. They’re being weeded out from propagating the species.

Eu adorava essa série, era hilária., Só ficava chata quando tentava ter “conteúdo”, you know what I mean?

O tempo não funciona mais como antigamente

Monday, June 11th, 2007

Bom, o caso é o seguinte.

Primeiro: não tem som no meu computador. Aliás, ele andou travando muito também por causa de aceleração gráfica. Quase três semanas de batalha, vários drivers instalados, DVDs de backup – que também decidiram não funcionar muito bem – depois, o computador funciona melhor, mas o problema ainda não está solucionado.

Segundo: a net às vezes funciona, às vezes não. Eu devo uma conta, porque não paguei na data e agora estou atravessando o inferno de tentar pagar em um banco muito popular que vive atolado de gente e não tem sistemas online eficientes. Então, não reclamei. O serviço de telefone e net que eu uso são caros, um péssimo atendimento e dão problemas constantemente. Mas código do consumidor só funciona na teoria. Bem vindos ao caos da pós-modernidade, I guess.

Terceiro: incrível como tem gente que não tem pressa pra nada. Você quer alugar um imóvel? Oras, pra que pressa, né? Um mês passa logo, você não precisa alugar correndo. Espere um mês. Não que EU queira esperar, mas a velocidade com que as coisas andam é essa. Está levando um mês. Acho que vai ver, sou eu que sou impaciente demais.

Quarto: emergências felinas me tiraram da jogada. Como assim, você já completou sete meses de idade, Miss Mia? COMO ASSIM você resolveu entrar no cio?? COMO ASSIM, É UM CIO FORTÍSSIMO?? Daí passei dois dias pajeando a fera com um feriado no meio (Brasil, país do feriado, porque afinal das couves o povo precisa de micareta e praia, eu é que sou uma aberração que gosta de ouvir Mozart e rock industrial e não toma sol porque se preocupa com a camada inexistente de ozônio e o quanto isso pode fritar a minha pele, que aliás, é o maior órgão do corpo humano e não sei bem por que, eu sou apegada à minha pele, prefiro ela macia e branca e não apodrecida). Voltando ao assunto, pajeie um animal enlouquecido que nem sabe por que está enlouquecido e olha pra você com olhos amarelos perguntando “o que é que eu tenho”? Consegui a veterinária, levei a Mia pra castrar na sexta-feira e sofremos horrores juntas. Eu chorava de pena dela, porque do dia pra noite teve que fazer doze horas de jejum, ser levada pra um local estranho cheio de cachorros latindo e ver sua dona falar “eu volto, eu volto” com ar preocupado e passar pelo que deve ter sido um circo de horrores. Quando fui buscá-la, no final da tarde, ela estava acordada, operada, grudou no meu pescoço e não queria mais me largar. Eu, que sou uma eterna sentimental, morri de pena dela, mesmo sabendo que a cirurgia é a melhor coisa pra ela. Imaginaram o stress de nós duas? Multiplique por dez.

Quinto: tortura, seu nome é monografia.

E por enquanto é isso. Tem umas coisas boas no forno, mas ainda não estão cozidas, eu conto quando saírem do forno.

Foi por isso tudo que eu sumi.

O Maestro Carlos Castilho

Friday, June 8th, 2007

Meu tio Bebeto me mandou essa foto por email. É meu pai, quando tinha uns trinta anos de idade.

Maestro Carlos Castilho

“Achei essa cópia no meu pc.Talvez vc já tenha. Assim mesmo, vale a pena te mandar.
Beijos, Tio Bebeto”

Tive um dia difícil, foi um lindo presente.
Certas coisas na vida a gente nunca esquece…

Vi as mãos dele na foto, é curioso, eu me lembro das mãos dele como se tivesse visto ontem. Mãos pequenas, delicadas e com a pele grossa que nem lixa, calejada pelo contato constante com as cordas do violão. As minhas mãos se parecem com as dele.

Outro dia estava conversando sobre ele com uma amiga. Ela comentou que meu pai devia ser bonito e charmoso, e sendo músico (ele começou tocando na noite, no Rio) devia ser irresistível. Eu sempre achei ele lindo, mas eu sou suspeita. Dá pra ver na foto como os olhos são transparentes, eram verdes, verdes. Meus olhos são verdes, mas não como os dele, os olhos de minha irmã são mais parecidos com os dele, um verde meio dourado, cor de oceano.

… e certas perdas, a gente nunca supera.
Dia 27 de maio meu pai teria completado 74 anos. Ele morreu em 1984.
Sinto saudades todos os dias.

A virada cultural foi aqui

Tuesday, June 5th, 2007

Eu ia postar isso quando rolou, já faz mais de um mês, mas devido às mil coisas que eu tenho que fazer na vida, acabei não postando. É uma foto que tirei do balcão da varanda do apartamento onde eu moro, no sábado da virada cultural. Tive uma posição privilegiada. No parque ao lado uma orquestra de jazz tocava. Na rua, telões com videoartes e curtas. Cada filme tinha sua própria trilha sonora, que tocava em caixas colocadas na calçada, mas da minha janela, a trilha da orquestra de jazz superava o som dos filmes, criando uma trilha sonora alternativa para o espetáculo da rua. Eu jantei ao som do jazz e fiquei acompanhando os filmes sentada na sacada, com a Mia correndo de um lado para o outro na beirada da sacada (que tem rede, como dá para ver na foto).

Virada Cultural pela minha janelaVirada Cultural pela minha janela

Chá punk gótico

Tuesday, June 5th, 2007

Siouxsie and Tea

Ganhei o DVD de um amigo querido, ele acertou na mosca, eu adoro a Siouxsie desde meus dezesseis anos. O mais genial, entretanto, é vê-la em plena forma, cantando lindamente e dançando pelo palco aos cinquenta anos de idade. A banda Siouxsie and the Banshees foi criada em 1976 e “oficialmente” encerrada em 1996. O show desde DVD é de 2004. Nos extras, entrevistas e cenas de ensaio.

Amei.