Chás de July, 2008
Dividir o mundo entre heteros e gays é um conceito ocidental
Thursday, July 17th, 2008Encontrei um texto acadêmico que explica isso de forma completa e detalhada.
Trecho:
“o conceito de indivíduo “homossexual” só chegou ao Japão no Período Meiji (1867-1912) com a modernização e ocidentalização daquele país (Pflugfelder, 1999). Antes deste momento, no Período Edo (1600-1867), a homossexualidade era tida apenas como um caminho (Dô) de obtenção de prazer. É desta época, por exemplo, o danshoku (ou, em algumas transcrições, nanshoku), cujo significado literal é “erotismo masculino” e que vinha a ser um compêndio de termos classificando diferentes formas de atos sexuais entre homens praticados, principalmente, dentro dos monastérios budistas e da elite de samurais (Leupp, 1997; Pflugfelder, 1999). Gary P. Leupp chega a defender a existência de uma “domesticação” do danshoku, estabelecendo um ethos bissexual masculino no período Edo. Ressalta, entretanto, que essa “domesticação” não se deu isenta de tensões, fazendo referências a textos impressos e manuscritos que naquele momento evidenciavam as reações positivas e negativas, bem como a complexidade da vida urbana durante este período.
Mclelland vai além e demonstra que, apesar das influências ocidentais, ainda hoje pensar a homossexualidade como identidade mesmo no Japão moderno é uma questão problemática, principalmente, em si, considerando as tentativas de compreensão deste fenômeno a partir do olhar ocidental, que tenta enquadrar todos os modelos culturais segundo o seu paradigma. Um dos pontos de complicação apontados por Mclelland está no aspecto terminológico, pois, embora na língua japonesa existam numerosos termos que mantenham referências com a prática homossexual, nenhum deles dá conta da vinculação de uma identidade homossexual. Assim, por exemplo, retomando o caso do nanshoku, temos numerosas classificações segundo o tipo de prática sexual, variando conforme a idade dos parceiros, o status, o gênero com o qual cada parte se identifica, o contexto no qual os atos são praticados, ou seja, trata-se de um inventário de comportamentos e práticas sexuais adotados em uma relação entre homens, mas em nenhum momento transferindo para o ser de qualquer deles. Aliás, vale ressaltar que no contexto japonês é totalmente coerente que um homem que se sente atraído por mulheres, possa vir a se sentir igualmente atraído por um wakashuu (adolescente andrógino) ou por um onnagata (personalização da fêmea) sem que este indivíduo tenha dúvida de sua orientação sexual voltada para o sexo oposto. Do mesmo modo, seria totalmente concebível para um onnagirai (aquele que odeia mulheres) a falta de interesse sexual por qualquer mulher, sem colocar em questão qualquer natureza identitária, podendo simplesmente abster-se do sexo ou masturba-se na companhia de outros homens, mas não sentindo qualquer desejo sexual também por estes.”
Gláucio Aranha. Mangá Yaoi: narrativa e estética da homoafetividade no universo das ‘graphic novels’ japonesas. In: 3o. Congresso da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura, 2006, Belo Horizonte. Discursos da diversidade sexual: lugares, saberes, linguagens., 2006. p. 2-64.
Leiam que vale a pena.
Tudo que eu queria era dar aula…
Thursday, July 17th, 2008… e viver em paz.
Não era pedir muito.
Meu computador está estranho. Está dando erros horríveis na HD principal onde o windows está instalado. Fez um barulho horroroso e não achou a HD. Aí eu abri a máquina, soprei delicadamente o pó (é a segunda vez que eu abro a máquina nos últimos dois dias, não para de dar erro) e consegui fazer funcionar. Que aperto. Pelo menos agora eu sei que a HD está viva ainda. E o lugar onde eu sempre ia quando precisava de técnico fechou, preciso achar um novo técnico.
Minha vida está muito difícil atualmente. Tudo que eu queria era dar aula.
Dez grandes animes
Friday, July 11th, 2008O Renmero me pediu recomendações dos animes que tenho assistido, então aqui vai, em nenhuma ordem em particular.
Atenção: a maioria desses animes foram produzidos com temas adultos como violência, horror, sexo - Ai no Kusabi contém cenas yaoi. Considerem-se avisados.
1. Death Note
Assisti inteiro. Magnífico, uma trama complexa, excelente desenvolvimento e um desenho lindo. A história começa com um garoto encontrando o Death Note, o livro de um deus dos mortos com o poder sobrenatural de matar a pessoa cujo nome é escrito nele. O garoto resolve livrar o mundo dos malfeitores e aí…
Autores: Tsugumi Ohba e Takeshi Obata
Site oficial.
A trilha inclui a banda de j-rock Nightmare e trilha instrumental maravilhosa de Yoshihisa Hirano and Hideki Taniuchi. Escute alguns dos temas musicais de Death Note aqui.
2. Cowboy Bebop
Site oficial do filme
Foram produzidos uma série e um longa metragem. Já assisti a todos mais de uma vez. Trata-se da história de um grupo de caçadores de recompensa no espaço a bordo da nave Cowboy Bebop. A música é da compositora Yoko Kanno, minha favorita em animes. A banda The SeatBelts toca um jazz e uma bossa-nova inacreditáveis. Cyberpunk.
3. Ghost in the Shell
Existem três longa-metragens. O primeiro é do início da década de 90, o desenho é mais simples mas a história é excelente, é sobre uma inteligência artificial que invade um sistema em rede e começa a fazer uma série de coisas contra os humanos. É o tema “homem versus máquina”, “Criador versus Criatura”. O segundo, chamado “Innocence” já foi produzido com técnicas 3D e é o mais bonito dos dois. Existe um terceiro mas eu ainda não assisti. Visual e música maravilhosos, trilha de Yoko Kanno. Cyberpunk.
4. Boogiepop Phantom
Complicado, contado em fragmentos com tempo circular (a história vai e vem no tempo), um visual sombrio e uma história terrível.
5. Petshop of Horrors
O chinês Count D tem uma loja de animais especial. Ele vende o animal que ele acha que a pessoa deve ter, com detalhadas instruções de como cuidar daquele bichinho de estimação.
Infelizmente, as pessoas nem sempre seguem o que ele fala… Anime de horror lindamente gótico e gore.
6. Ai no Kusabi
Uma linda história de amor entre o andróide Iason e seu “pet” Riki, um humano mongrel (de baixa estirpe). Um roteiro lindo baseado na novela de Rieko Yoshihara que construiu um complexo universo governado por máquinas onde os humanos são controlados genéticamente por um computador e servem aos “Blondies”, a alta elite de andróides. O OVA (anime para vídeo) foi produzido em 1992 e é um dos primeiros animes de yaoi produzidos no mundo.
Se você não sabe o que é um yaoi, sugiro pesquisar antes de assistir ao OVA.
7. Serial Experiments Lain
Um anime de ficção científica de timeline complicado envolvendo realidade virtual e fantasmas, do mesmo autor de Boogiepop Phantom. Linda música do grupo BoA.
8. Akira
Longa metragem baseado no mangá complicado de Katsushiro Ôtomo. Cyberpunk.
9. A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no kamikakushi - Spirited Away)
Hayao Miyazaki. Lindo. Fantasia pura. Não é adulto mas é meio assustador para crianças.
10. Final Fantasy VII - Advent Children
Há controvérsias se podemos chamar isso de “anime”, porque é todo produzido em 3D mas ainda assim, é lindo de assistir. E depois, você pode jogar o jogo. Da infindável lista de Final Fantasy, o meu favorito. Reno rules.
Dica 1: a Wikipedia tem mais informações sobre todos esses animes.
Dica 2: Procurem os animes com som original em japonês e legendas em inglês é a melhor opção porque os estúdios japoneses providenciam as legendas. Ou, se for assistir dublado, dublado em inglês pelo próprio estúdio que produziu. O inglês vai soar engraçado porque é dublado pelos japoneses mas o áudio será mais fiel.
Significados
Thursday, July 10th, 2008Estou ouvindo as trilhas de dois animes que me impressionaram muito.
Japoneses sempre terminam suas histórias seus heróis morrendo, faz sentido, a vida termina na morte e o ciclo recomeça - a reencarnação é uma das crenças mais naturais e arraigadas na Ásia.
Eu sabia que os heróis morreriam no final, o herói verdadeiro é o herói morto.
Então me recordei - e não apenas por causa dos animes - de uma frase de Andy Warhol: se você olhar para alguma coisa por muito tempo, ela termina perdendo o seu significado.
A frase me veio bem hoje, estou precisando perder alguns significados de algumas coisas.
O mundo do pós-morte é realmente interessante. As coisas realmente morrem quando perdem seus significados.
Recado a um amigo
Monday, July 7th, 2008O problema é quando o casaco velho não é um casaco, um simples casaco pode ser descartado, pode-se comprar um novo, pode-se dar um jeito. Meu problema é que o que é velho em mim é a pele - e essa eu não tenho como trocar.
Eu olho essa minha pele envelhecendo dia após dia diante dos meus olhos - e passei a olhar com inveja a pele fresca das mais jovens. Tenho vontade de devorá-las do mesmo modo que o monstro marinho que assolava as costas da Etiópia. Perseus acabou com a festa, cortou a cabeça da Górgona e usou-a para transformar o monstro em pedra e ficar com a mocinha, já apropriadamente acorrentada para virar refeição do monstro, casou com ela e reinou em Micenas, não se pode mesmo confiar nesses gregos. Atualmente, me identifico mais com a Górgona do que com os heróis, meu olhar transforma os outros em pedra - e para meu espanto, as pessoas dizem gostar de mim, é um mistério, eu sou e sempre serei, como tão bem definiu um antigo ex-affair, uma “monstra de olhos verdes”. Yeah, a cada dia mais monstra com olhos de Górgona.
Sobre os russos nem falo mais nada, você sabe o que penso deles mas confesso recentemente encantada além da conta com os japoneses. Estou lendo literatura japonesa não-convencional, só leio mulheres - porque, óbvio, se eu vou ler alguma coisa tem que ser não-convencional ainda mais que já sou fã de Yukio Mishima há anos, o que já diz muita coisa sobre mim, especialmente quando se recorda de que gosto também de Camus e daquele delicioso depravado André Gide.
Estou mesmo ficando velha, só leio atualmente os depravados, é um claro sintoma de velhice. Você devia tentar, porque você só lê moralistas, meu querido, e de moralismo já bastam esses idiotas que acham que um casaco velho é alguma coisa que defina um ser humano.
Aguardo nosso almoço, que está fazendo falta.
Yoshitaka Amano
Thursday, July 3rd, 2008A risada do dia
Tuesday, July 1st, 2008Adoro essas coisas e fico admirada da criatividade alheia com bobagens.
|
Your Bumper Sticker Should Be |
![]() Barbie is not a slut - her legs won’t open |
Blogthings
Tuesday, July 1st, 2008|
You Are a Dreaming Soul |
![]() Your vivid emotions and imagination takes you away from this world So much so that you tend to live in your head most of the time You have great dreams and ambitions that could be the envy of all… But for you, following through with your dreams is a bit difficult You are charming, endearing, and people tend to love you. Souls you are most compatible with: Newborn Soul, Prophet Soul, and Traveler Soul |





